BATE PAPO COM TIBE VIVE, LIDER DO GRUPO OKARIS

Tive a oportunidade de conhecer o Grupo OKARIS em uma apresentação que fizeram para abrir o Festival Underground Independência e Rock em Simões Filho. De cara, percebi que se tratava de um grupo que, com sua música expressiva, merecia meu respeito. Após a apresentação, procurei os integrantes para conhecê-los melhor. Confesso que fiquei contente com o show e percebi que os rapazes, além de simpáticos, têm talento.

Os integrantes:

  • Dj Palozo

  • Mrão

  • Othon Mackflayder

  • Tibe Vive

Quando e como surgiu a ideia de criar o grupo?

O grupo surgiu em 25 de agosto de 1996, com o nome Velório Negro, em razão da morte de dois amigos, vítimas de grupos de extermínio.

Qual a comunidade que vocês fazem parte?

Fazemos parte da comunidade Santa Mônica, no Cariri, em Salvador.

O que lhes motivou a criar o grupo?

A vida, suas motivações, insatisfações e tudo aquilo que eu gostaria de expressar, mas só consegui fazer através da música.

Qual a relação da música de vocês com a comunidade onde moram?

A nossa música retrata bem a realidade e o cotidiano de várias comunidades periféricas, que, assim como a nossa, não têm a devida atenção do poder público.

Sabemos que o Heavy Metal, o Reggae, o Hip Hop e o Rap são muito marginalizados. Como vocês encaram essa realidade?

Infelizmente, o preconceito e a discriminação sempre existirão, mas estaremos aqui com a nossa música, combatendo esse sentimento medíocre.

Geralmente, estilos musicais como os que citei acima não recebem muito apoio, sendo considerados resistência ou underground. O que vocês pretendem ou sonham alcançar ao longo da trajetória do grupo?

Que aqueles que têm preconceito deixem de tê-lo. Que os que têm ódio passem a ter mais amor. Que os que desejam a morte passem a desejar a vida. Que o negativo perca espaço para o positivo brilhar. Que a consciência e a liberdade de expressão sejam eternas.


TIBE VIVE <tibevive@hotmail.com>

Por Romário Silva

Comentários