ENTREVISTA COM RENATO SANTANA BANDA LOUDER

Como e quando surgiu a ideia de formar a banda?
Renato: A banda foi formada em 2006, surgiu com o intuito de fazer um som pesado e de qualidade, algo que era difícil de encontrar em Salvador naquele ano. Salvador sempre se dividiu em estilos musicais, na época ou era metal (e derivações), ou Hardcore (e derivações), isso restringia bastante o público dos shows e muitos amigos acabavam não frequentando nenhum dos nichos. Nós por exemplo, não gostávamos dessas polaridades, sendo assim optamos por fazer um som que agregasse todos os públicos e que fosse reflexo dos nossos gostos musicais;

Formação
Renato Santana (Voz/Guitarra)      
Cris Riff (Guitarra)
Mad (Baixo/voz)
Riva Fernandes (Bateria)

Que estilo que podemos considerar a Banda Louder?
Renato: As pessoas que frequentam os shows denominam de metal, porém não vemos dessa forma. A ideia inicial sempre foi misturar o metal, hardcore e New metal. Se fôssemos enquadrar a banda num estilo, talvez fosse Stoner Metal.

Conte um pouco sobre a trajetória da banda.
Renato: A banda surgiu em 2006, gravamos um EP com 7 músicas em 2007 intitulado “O Alvo”, em 2010 gravamos um Cd com 12 faixas, intitulado “O que está por vir”. Desde 2006 a banda vem tocando nos palcos de Salvador e cidades vizinhas, passou por diversas formações, permaneceu inativa entre 2010 e 2014, foi retomado os trabalhos em 2014. O único membro da formação original é Renato (vocalista e guitarrista), mesmo assim todos os integrantes que passaram e que estão na banda atualmente mantiveram a pegada e a qualidade da banda.

Como você vê o cenário underground na Bahia?
Renato: Vejo um cenário carente de casas de shows, produtoras sérias e bandas profissionalizadas. É difícil exigir muito num cenário desta forma. Como exigir casas de show se não temos público para frequentá-las? Como exigir público se as casas de shows que existem têm uma estrutura precária. Como exigir produtoras sérias quando não há rentabilidade nos eventos locais? Como exigir bandas profissionalizadas se os músicos têm que bancar do próprio bolso todos os custos com ensaios, instrumentos, deslocamentos, aluguel de equipamentos para show, etc?
A meu ver a solução é cada músico / banda fazer a sua parte, seu som, ajudar na produção dos eventos, fomentar público, gravar um material de qualidade de forma que chame a atenção da mídia que, consequentemente, divulgue os eventos e torne o ciclo sustentável.

Sonhos e conquistas.
Renato: Como banda tenho (pessoalmente falando) o sonho de tocar num evento de grande porte como lollapalooza, Abril Pro Rock, MOnsters of rock, Porão do Rock...
Conquista eu posso dizer que foi conseguir gravar um CD de qualidade levando em conta toda a dificuldade e custo que é fazê-lo.

Contato
Tel: (71) 99317-1312 / (71) 98538-3668
Site: www.louder.com.br / e-mail: bandalouder@gmail.com
Para escutar as músicas: www.soundcloud.com/loudermetal



                                          

Por Romário Silva


Comentários

Thiago disse…
Banda FODA. FÃ NÚMERO 1