Há diversas teorias. Uma delas indica que a água teria sido
formada junto com a Terra ou no interior dela e expelida pelos vulcões em forma
de vapor ao longo de bilhões de anos. Mas a explicação mais aceita atualmente
defende que cometas e asteróides - que têm água na sua constituição -
bombardearam nosso planeta e deixaram esse elemento na sua superfície. O
acúmulo se configurou com o passar do tempo e após uma grande sequência desses
episódios (veja a ilustração feita pela Administração Nacional de Aeronáutica e
Espaço, a NASA, para representar um choque desse tipo). A água que compõe
cometas e asteróides, por sua vez, surgiu da combinação de hidrogênio e
oxigênio presentes no Universo.
Um estudo usando isótopos de hidrogênio produziram
evidências de que a água da Terra provém de asteróides do Sistema Solar
Interno.
Antes os pesquisadores imaginavam que a água poderia ter
vindo de cometas congelados do Sistema Solar Externo. O hidrogênio possui 2
versões estáveis, uma delas é o deutério. Sabemos que a água proveniente de
cometas e asteróides do sistema solar exterior tem uma maior quantidade de
deutério, devido ao frio extremo, em comparação com a água formada no sistema
solar interior.

Comentários
Postar um comentário