COMO GRÃOS DE SAL

Há diversas teorias. Uma delas indica que a água teria sido formada junto com a Terra ou no interior dela e expelida pelos vulcões em forma de vapor ao longo de bilhões de anos. Mas a explicação mais aceita atualmente defende que cometas e asteróides - que têm água na sua constituição - bombardearam nosso planeta e deixaram esse elemento na sua superfície. O acúmulo se configurou com o passar do tempo e após uma grande sequência desses episódios (veja a ilustração feita pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, a NASA, para representar um choque desse tipo). A água que compõe cometas e asteróides, por sua vez, surgiu da combinação de hidrogênio e oxigênio presentes no Universo.
Um estudo usando isótopos de hidrogênio produziram evidências de que a água da Terra provém de asteróides do Sistema Solar Interno.

Antes os pesquisadores imaginavam que a água poderia ter vindo de cometas congelados do Sistema Solar Externo. O hidrogênio possui 2 versões estáveis, uma delas é o deutério. Sabemos que a água proveniente de cometas e asteróides do sistema solar exterior tem uma maior quantidade de deutério, devido ao frio extremo, em comparação com a água formada no sistema solar interior.

Comentários